Mamãe, se você paga alimentação, escola, plano de saúde, moradia para você e para suas crianças sabe bem o quanto é caro educar e criar um filho com condições mínimas de saúde, segurança e educação.
Por isso, vou disponibilizar Quatro Vídeos, uma série, contendo, cada um deles, cinco dicas para que você “Economize educando seus filhos com qualidade”.
Te convido a se inscrever nesse canal, mamãe, para que você acompanhe essa série e aplique estas dicas para ter cada vez mais experiências de qualidade com sua criança.
Primeira dica:
Simplifique o processo de educação dos seus filhos. Às vezes a gente quer que os nossos filhos vistam a melhor roupa, durmam na melhor cama, tenham as melhores coisas, mas esse “melhor” é relativo!
Eles podem dormir numa excelente cama sem necessariamente ser aquela cama assinada por um designer super na moda. Eles podem sim se vestir super bem sem necessariamente ser aquela roupa top das galáxias que vai custar horrores e a criança vai perdendo em dois meses, principalmente se a sua criança for muito pequenininha, porque ela cresce muito rápido e aí nem consegue usar aquela quantidade de roupa que ela tem no armário.
Te convido a revisitar os seus hábitos de consumo e verificar esses hábitos, garantindo que seu filho tenha acesso `àquilo que é prioridade para você, mas de forma consciente, com um consumo mais inteligente, oferecendo o necessário aos nossos filhos sem precisar gastar “rios” de dinheiro para que ele tenha acesso ao mesmo tipo de blusa ou ao mesmo tipo de calça.
Por isso, eu te convido a repensar esses hábitos, avaliar se você não está comprando essas coisas muito caras para alimentar um status… Até porquê status custa caro e você pode usar este dinheiro para outras coisas!
Segunda dica
Busque alternativas criativas para oferecer para o seu filho ou para sua filha atividades extracurriculares mais baratas. É muito normal a gente querer que o nosso filho faça uma aula de violão, uma aula de inglês – se a criança já tem idade para esse tipo de atividade. Não é só comum que nós mães queiramos que os nossos filhos tenham acesso a isso, mas também é saudável para criança ser exposta à música e a outros idiomas. No entanto, você não precisa fazer dívidas para proporcionar isso para o seu filho, uma vez que existem ONGs ou Inciativas Públicas que oferecem esse tipo de serviço com uma taxa mínima, uma ajuda de custo. Aproveitando este tipo de oportunidade, o seu filho vai poder aprender uma língua estrangeira ou fazer alguma atividade de música, mas em um preço mais em conta para a você.
Se você tem condição de pagar uma ótima escola para o seu filho, tanto de música quanto para língua estrangeira, acho sensacional! Se você tem condição financeira de investir nisso, é maravilhoso e, se isso for uma prioridade para você, é sensacional! Agora, se você não tem esse dinheiro e hoje seu filho não faz, justamente porque você não tem o dinheiro para pagar a atividade extracurricular, fica uma alternativa, uma dica: pesquise no seu bairro, na sua Cidade, na Região que você mora se existe instituição ou ONG ou da própria Prefeitura que ofereça esse tipo de educação para sua criança com um baixo custo para você.
Terceira dica
Se organize para consumir fora da época de temporada. Se você deixar para comprar o presente da criança na semana do dia das crianças pode acontecer de você ir em uma loja que já aumentou os preços justamente por conta da temporada. Da mesma forma Natal, Páscoa e outras datas comemorativas. Ou seja, se a sua criança tá precisando ou você vai precisar comprar roupa de frio busque comprar essa roupa de frio na época de calor porque ela vai estar mais barata. O contrário também se aplica, se você vai precisar comprar shortinho e blusinha para sua criança para o verão, busque comprar no inverno ou no final da estação que começam as promoções. Assim, você aproveita boas oportunidades.
Mesma coisa com material escolar. Janeiro é a pior época do ano pra gente comprar material escolar porque tá todo mundo comprando e, por isso, as lojas normalmente sobem o preço para que elas possam fazer caixa para o resto do ano. Então, busque comprar antes, em novembro, outubro ou dezembro, mas antecipe essa compra para que você consiga pegar um preço justo, um preço ainda dentro da tabela, sem ser preço de alta temporada ou até uma promoção que é mais interessante ainda.
Lembre-se sempre!
O aumento na procura de um determinado item é fato gerador para aumentar também o preço destes itens! Compre quando ninguém mais estiver comprando.
Quarta dica
Busque frequentar espaços públicos, espaços que às vezes não cobram para entrar ou, se cobram, é uma taxa muito pequena. Parques e praças oferecem para os nossos filhos esse tipo de lazer e isso é interessante em dois pontos: além de você economizar financeiramente, você vai trabalhar com seu filho também que ele pode ser feliz, que ele pode brincar, que ele pode curtir sem necessariamente precisar gastar muito dinheiro. Você pode usar a criatividade e fazer piquenique no parque ou outras atividades assim que não precisa gastar dinheiro, é necessário somente que você tenha disposição de querer fazer aquilo ali acontecer.
Quinta dica
Faça rodízio de brinquedo. Se sua criança tem muito brinquedo não vai adiantar você deixar todos eles expostos para que ela brinque, porque com muitas opções ela pode acabar perdendo o interesse rápido e isso não vai ser produtivo para ela, além da sua casa virar aquela bagunça. Para evitar isso, sugiro que você guarde parte dos brinquedos e deixe alguns de acesso para criança, aqueles que ela mais gostar. Quando você perceber que a criança não está brincando mais com os brinquedos disponíveis, significa que ela já enjoou daqueles brinquedos, aí você troca. Tira aqueles brinquedos da visão da criança e coloca outros brinquedos de acesso para ela, assim a criança vai sempre ter brinquedos “novos” e atrativos para a criança brincar.
Deixe um comentário